Pirelli

Como a Pirelli amplificou o engajamento com o público em 253%  nas redes sociais através do  Instagram Reels

Contexto 

Fundada em 1.872 na cidade de Milão, hoje a Pirelli se destaca como uma marca global conhecida por sua tecnologia de ponta, excelência na produção e paixão pela inovação, que se apoia fortemente nas origens italianas.

Com mais de 40 anos de experiência no segmento Premium e Prestige, a Pirelli é uma empresa de pneus com um foco particular no mercado de pneus de alto valor – está constantemente engajada no desenvolvimento de produtos inovadores para atender às necessidades de mobilidade específicas do consumidor final através de pneus Especiais e Super Especiais.

Entretanto, para chegar ao público deste mercado de pneus de alto valor, a marca precisa de um grande destaque frente aos concorrentes, tanto é que se você for um fã de F1, muito provavelmente já deve ter visto o patrocínio da Pirelli nas corridas. 

Mas, além do off, a marca estava visando um aumento de presença digital – foi aí que a Rocky.Monks entrou em cena! Com os times da Pirelli, colocamos em prática uma estratégia que aproximou a marca do público, gerando mais visibilidade e fortalecendo o posicionamento. Confira como foi!

Desafios

No início do projeto, visando construir mais presença e autoridade no ambiente online, a Pirelli apresentou como um de seus principais objetivos o aumento na taxa de engajamento e na base de seguidores.

O objetivo veio acompanhado de um desafio: alavancar os resultados, porém, sem um alto volume de investimento. Enxergamos isso como um desafio, pois, a concorrência investe com grande volume em mídias de performance – para acompanhar e até se sobressair em relação a essas outras marcas no mercado, desenvolvemos uma estratégia que uniu assertividade + distribuição de investimento para o canal certo + criatividade.

Mão na massa

O primeiro passo da estratégia foi entender como superar o desafio de uma maneira econômica e eficiente. Após análises e pesquisas de viabilidade, chegamos a conclusão de que as ações precisam trabalhar com dois principais pilares: formatos de postagens e conteúdo.

O raciocínio por trás disso é simples: fugir dos formatos tradicionais que os concorrentes já utilizam gera liberdade para explorarmos novas temáticas e o modo como repassamos elas ao público. Neste projeto em questão, buscamos entender qual era a melhor maneira de repassar o conteúdo para a audiência – diversas pesquisas de mercado foram consideradas, como a do Google Video Viewers que mostrava que, a cada 10 consumidores de conteúdo, 8 utilizavam algum vídeo para consultas.

Informações como essa só indicavam qual o melhor formato de conteúdo que deveria ser utilizado na estratégia: os vídeos. E um modelo em especial vinha apresentando uma grande performance nas redes sociais, o aclamado Instagram Reels. Esse formato de conteúdo foi o grande diferencial da campanha, pois gerou muito mais engajamento, alcance e impressões quando comparado a outros. 

Mas tão relevante quanto ao formato, é o modo que transmitimos o conteúdo ao público. Exploramos temáticas criativas que acabou chamando a atenção das pessoas por mostrar coisas com as quais elas tinham interesse – vídeos relacionados a competições de corrida, já que a Pirelli está inserida neste universo. 

Foi então, a partir da união de formatos e conteúdos que potencializamos ainda mais os resultados da Pirelli em um curto período. Saiba mais sobre os big numbers abaixo. 

Os resultados 

Com o combo de Conteúdo + Formatos, foi possível acessar e se comunicar com o público-alvo de uma maneira muito próxima e assertiva, gerando assim uma construção de relacionamento positiva com o target da Pirelli.

Nada melhor do que os resultados para comprovar isso: aumentamos o engajamento direto no Instagram em 253.04% e, o engajamento total (aquele além das curtidas e comentários) em 200.13%. 

Quando analisamos o valor em relação à meta, concluímos o mês de fevereiro de 2022   160.86% acima da meta estipulada. Além disso, também notamos um crescimento exponencial do engajamento das pessoas com a Pirelli no ambiente digital nos últimos meses. 

Além de tais números expressivos, a sinergia existente em trocas e inovações entre o squad Raccoon e o time Madesa envolvido no projeto, mostrou que é possível aplicar uma estratégia acessível, diferente e acima de tudo, única! Impactando diretamente o modelo de negócio da marca frente a um evento tão importante.