Correção de erros a otimizações: como a Gatza aumentou em +167% a receita de Google Ads em apenas dois meses
Contexto
A Gatza é um e-commerce de calçados e vestuário feminino que cresce dia após dia. Combinando amor pela moda e a experiência de muitos anos na indústria calçadista, a marca entrega durabilidade, qualidade e conforto em todos os produtos!
Fazendo parte de um dos segmentos que mais cresce ano a ano, a marca observou a procura por produtos do mercado de moda aumentar expressivamente, tanto é que somente no ano de 2020, cerca de 1,8 milhão de itens foram vendidos, segundo aponta pesquisa realizada pela Locaweb em parceria com a Melhor Envio.
É muita coisa, não é mesmo? Aproveitar este mar de oportunidade seria a chave do sucesso para qualquer estratégia e, felizmente, foi o caso da Gatza! Em uma parceria de sucesso, juntamos nossa expertise com a referência que a marca já possui no Brasil para impulsionar os resultados – aproveitando cada oportunidade!
Desafios
Naturalmente que com todo potencial de crescimento, o mercado de moda acabou despertando a atenção de muitos concorrentes, dentre eles, os e-commerces de moda chinesa que se popularizaram e rapidamente conquistaram o público brasileiro.
Logo, aproveitar cada oportunidade e corrigir erros foi parte fundamental do projeto para que as campanhas da marca conseguissem se sobressair em relação aos concorrentes. Diante deste cenário, o principal desafio que enfrentamos em parceria com a Gatza foi: correção de problemas complexos na conta de Google Ads existente antes do início da nossa parceria com a marca.
Mão na massa
Dentre os principais problemas, um que nos chamou a atenção foi a ausência de um valor de conversão setado para as campanhas, na prática, quando isso acontece, o algoritmo do Google não consegue entregar de forma assertiva os anúncios para os usuários, pois não está sendo direcionada por um valor, resultando em uma entrega desqualificada e cara.
Sabendo deste e outros problemas, trabalhamos junto ao time de Qualidade na criação de um planejamento detalhado de como seriam as primeiras correções, de modo que as alterações fossem realizadas gradualmente para não causarem nenhum impacto negativo na conta da Gatza.
Assim que o planejamento foi finalizado, analisamos e definimos nossa prioridade – o que precisava ser alterado com urgência, impacto de cada mudança, por onde começar, etc, Foram estes critérios que nos ajudaram a definir os principais parâmetros das campanhas, sendo eles:
1) Adição de valor nas conversões de Conclusão de compra;
2) Alteração de conversão de cada campanha, separando quais ficariam otimizadas para “Conclusão de Compra” e “Adição ao Carrinho”;
3) Ajustes nas estratégias de lance com foco na maximização das conversões e no aprendizado das campanhas;
Estes parâmetros foram utilizados em diversas campanhas, mas vale ressaltar que começamos a partir das que apresentavam menor tamanho e orçamento. Uma vez que os testes e mudanças davam certo, escalávamos para campanhas de maior relevância.
Em um plano de ação de apenas dois meses, conseguimos otimizar diversas configurações das campanhas que fizeram total diferença na performance e captação de receita digital da Gatza.
E os resultados disso tudo?
Através de uma comunicação alinhada e com esforços direcionados para superar o desafio proposto, em parceria com a Gatza, conseguimos explorar e otimizar um canal de vendas que cada vez mais vem se tornando protagonista no universo do marketing digital e do varejo: o e-commerce!
Assim que realizamos as primeiras alterações, notamos um aumento na receita vinda do
Google Ads. Tal aumento se manteve por um tempo, o que resultou no melhor mês da Gatza em termos de captação de receita desde o início da parceria com a Rocky.Monks – inclusive, superando em +6,88% o mês da Black Friday, sazonalidade mais importante do ano para a marca.
Em uma parceria estratégia conseguimos gerar um aumento de +167% na receita captada de Google em um comparativo ano a ano e batemos o maior valor de receita digital em um único mês! Além disso, tivemos um crescimento de +91% no volume de usuários em apenas dois meses.
Importante ressaltar também que as campanhas de Google influenciaram em outras mídias através de conversões assistidas, logo, conseguimos potencializar ainda mais os resultados da marca no meio digital.
Com isso, o projeto mostrou que cada detalhe faz a diferença! Com correções e otimizações, conseguimos potencializar os resultados da Gatza em um curto período, evidenciando o potencial de resultados de estratégias de mídias pagas.